Não se aprende a ler apenas na escola ou só com professores. Desde cedo, a criança é capaz de fazer a leitura do mundo que a cerca. Distingue seus pertences, conhece seus parentes próximos, diferencia tempo de sol e chuva e muito mais. Ainda assim a escola é um espaço privilegiado de formação de leitores, portanto é importante que apresente e valorize os diversos tipos de texto e que amplie a visão de mundo da criança, valorizando seus conhecimentos e suas vivências.
Nosso trabalho é desenvolvido apoiado nos recursos que a escola dispõe como livros, vídeos, DVD's, CD's, jornais, revistas e com os recursos que surgem através do planejamento das atividades.
Para que a escola supere as dificuldades que tem passado, nós educadores devemos ter como principal objetivo transformá-la num espaço onde a leitura seja uma atividade viva e vital, para tanto torna-se necessário promover a leitura como um instrumento poderoso e prazeroso no qual se permita ao aluno entender o mundo. É possível conciliar os propósitos didáticos do ensino da leitura aos anseios e necessidades dos nossos alunos.
A sala de leitura é o principal espaço onde se deve promover atividades diversificadas de incentivo às práticas de leitura. Nos anos iniciais do ensino fundamental, as crianças estão em intenso desenvolvimento das habilidades leitoras, portanto, é o momento mais propício para provocarmos situações que criem na criança o entusiamo pela leitura, através de atividades lúdicas que promovam a motivação, a animação e façam brotar na criança o interesse por descobrir o mundo mágico dos livros.
"Temos que despertar nos pequenos essa necessidade de ler. Somente desta maneira as crianças poderão converter-se em leitores. Ler e contar histórias instaura o desejo de ler e aproximar o livro das crianças. Ler e contar histórias é revelar segredos, é reduzir o ouvinte e convidá-lo a se apaixonar ... pelo livro... pela história....pela leitura!" Debuz (2006, p.75).
Nosso objetivo geral é desenvolver de forma lúdica e prazerosa estratégias de leitura, as quais despertem a curiosidade e a necessidade de pesquisar diferentes gêneros textuais; para que os alunos tornem-se leitores dotados de autonomia, capazes de ler, interpretar e também produzir textos de forma criativa.
Além dos objetivos gerais existem os objetivos específicos, entre eles: trabalhar de acordo com o projeto político pedagógico da instituição, favorecendo a ação coletiva em prol de alcançarmos metas propostas; incentivar e orientar no aluno o hábito de pesquisar; respeitar as fases de desenvolvimento infantil no processo de aquisição da aprendizagem escrita; posicionar-se criticamente sobre ideias apresentadas no texto etc.
Para que tais objetivos sejam alcançados utilizamos recursos que chamem a atenção das crianças frente a situação vivenciada, respeitando o nível de escrita da criança e os conhecimentos linguísticos que ela possui, para que não se sinta desmotivada ou desvalorizada frente às tarefas propostas.
São os seguintes recursos:
- Leitura em voz alta feita pelo professor de textos dos diversos gêneros;
- Roda de leitura de livros de literatura, jornais e revistas;
- Empréstimos de livros para utilização fora do espaço escolar;
- Manuseio de diferentes portadores de texto;
- Produção de murais com opiniões dos alunos sobre livros e sugestões de leituras
- Dramatização de pequenos textos/situações.
- Exposição e divulgação dos trabalhos realizados na sala de leitura;
- Produção de textos variados;
- Contação de histórias com os próprios alunos (4º, 5º ano e acelera 1A) para os alunos mais novos;
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Contação de história.
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Contação de história: Os alunos não desgrudaram os olhinhos da artista!! |
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Contação de história: O riso e alegria não deixaram de comparecer na peça! |
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Contação de história: Os alunos mergulharam no mundo da fantasia! |
caranba o tempo passa tão rapido ,eu estava ai no segundo ano agora já estou no quinto ano, beijo de larissa da professora beatriz
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